Destaque

Aluno de escola estadual na cidade de Santana dos Garrotes vai Disputar as Olimpíadas Paralimpicas Escolares 2019 em São Paulo

Aluno de escola estadual na cidade de Santana dos Garrotes vai Disputar as Olimpíadas Paralimpicas Escolares 2019 em São Paulo

O  aluno Carlos Daniel da Escola Estadual Dr. Felizardo Leite da Cidade Santana dos Garrotes embarcou hoje 18, para São Paulo para as Disputas das Olimpíadas Paralimpicas Escolares 2019. O mesmo competirá na modalidade de atletismo representando a Paraíba e a 7 Gerência no Vale do Piancó.
O estudante  foi campeão na etapa estadual dos Jogos escolares e Paraescolares da Paraíba esse ano Nas provas dos 100, 400 e 1500 metros na classe T47..

 

Na próxima semana, de 19 a 22 de novembro, o Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, a 13ª edição das Paralimpíadas Escolares Loterias Caixa. Estão inscritos mais de 1.200 alunos de todas as unidades da federação. O evento é considerado o maior do mundo para pessoas com deficiência em idade escolar.

Serão ofertadas 12 modalidades: atletismo, basquete em cadeira de rodas (formato 3×3), bocha, futebol de 5 (para cegos), futebol de 7 (para paralisados cerebrais), goalball, judô, natação, parabadminton, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado. A faixa etária contemplada para as disputas é de 12 a 17 anos.

Os profissionais de imprensa interessados em cobrir as Paralimpíadas Escolares devem requisitar credenciamento pelo e-mail: [email protected]

A cerimônia de abertura será no dia 19 às 19h30 (de Brasília), no Pavilhão Oeste de Exposições do Anhembi. A partir da manhã de quarta-feira, 20, as disputas serão realizadas no CT Paralímpico, em São Paulo. A unidade da federação com o maior número de inscritos é São Paulo, com 128 atletas. O Estado é o mais vitorioso da competição, com sete títulos no total: 2006, 2009, 2011, 2015, 2016, 2017 e 2018.

Além da briga por medalhas, a coordenação técnica do Comitê Paralímpico Brasileiro avaliará os atletas para selecionar os participantes do Camping Escolar Paralímpico 2019, projeto que promove semanas de treinamento intensivo e de alto rendimento para os contemplados.

Talentos do paradesporto brasileiro já passaram pelas Escolares, como os velocistas Alan Fonteles, ouro em Londres 2012, Verônica Hipólito, prata no Rio 2016, e Petrúcio Ferreira, recordista mundial nos 100m (classe T47); o nadador Talisson Glock, prata no Rio 2016; o jogador de goalball Leomon Moreno, prata no Jogos de Londres e bronze no Rio 2016; a mesa-tenista Bruna Alexandre, bronze no Rio 2016, entre outros.

Patrocínios

As Paralimpíadas Escolares têm patrocínio das Loterias Caixa.

As Paralimpíadas Escolares contam com o apoio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo. 

Programação*
Paralimpíadas Escolares 2019
Quarta-feira (20/11) – 8h30 às 12h e 14h às 18h
Quinta-feira (21/11) – 8h30 às 12h e 14h às 18h
Sexta-feira (22/11) – 8h30 às 12h e 14h às 18h
*Programação sujeita a alterações

 

CVN

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo