DestaqueVALE DO PIANCÓ

Estudantes e professores da 7ª Gerência Regional de Educação participaram da Etapa Estadual da 2ª Competição Paraibana de Robótica (CPR 2026)

Nos dias 25 e 26 de maio de 2026, estudantes e professores da 7ª Gerência Regional de Educação participaram da Etapa Estadual da 2ª Competição Paraibana de Robótica (CPR 2026) em Campina Grande.

O torneio reuniu estudantes da rede estadual de ensino de todas as Gerências Regionais de Educação (GREs). As equipes disputaram diversas modalidades tecnológicas, como o Sumô de robôs, Cabo de Guerra, Dança e Resgate de Alto Risco.

Esse evento teve como objetivos proporcionar ademocratização e o acesso às tecnologias, bem como proporcionar o estímulo e o desenvolvimento científico nas escolas públicas da rede estadual de educação da Paraíba.
Fortalecer a Robótica como possibilidades educacionais, consolidando a robótica na matriz curricular e no dia a dia pedagógico das escolas públicas.
Incentivar a Inovação e Tecnologia, despertando nos(as) estudantes o interesse por carreiras nas áreas de engenharia, programação e ciência.
Desenvolver Competências Socioemocionais, estimulando o trabalho em equipe, o raciocínio lógico, a criatividade e a resolução de problemas complexos.
Promover Inclusão Social, garantindo que estudantes de todas as regiões do estado — do litoral ao sertão — tenham as mesmas oportunidades de aprendizado tecnológico.
Além de garantir a conexão de estudantes do estado da Paraíba com o Mundo, com possibilidades da abertura de portas para o cenário internacional, levando os talentos locais para competir em eventos internacionais.

A 7ª Gerência regional de Educação participou dessa Etapa Estadual da 2ª Competição Paraibana de Robótica com 13 equipes nas seguintes categorias: resgate, sumô, dança, cabo de guerra e código extremo, sendo que três equipes conseguiram pódio:

1º Lugar – Equipe: Amp Robotech da ECI Agenor Mendes Pedrosa – Categoria Resgate (professor Emídio Leite Ferreira Neto e estudantes Carlos Henrique Guedes de Sousa e Luiz Emanoel Leite da Silva).

3º Lugar – Equipe: Electrolux-JB da ECIT Joselita Brasileiro – categoria código extremo, com classificação para a etapa nacional de robótica (professor Guilherme Candido da Silva e estudantes Bruno Pereira Barros, Lucas Menino Silva e Raissa Augusto da Silva).

3º lugar – Equipe: Megatron da ECI Coronel Zuza Lacerda – Curral velho – categoria sumô (professor Cícero Romério Pereira da Silva e estudantes Venancio Ravik Ferreira da Silva, José Diogo Leite de Lacerda e Ytalom Carlos Nogueira dos Santos).

O gerente da 7ªGRE Jayro Ricardo Leite Gomes ressaltou o crescimento intelectual dos(as) estudantes participantes dessa competição, do alcance profissional em adquirir habilidades para planejar, comunicar e interagir em grupo, evidenciou também como os(as) estudantes se envolveram com as atividades propostas na competição e com a perspectiva de continuarem se aperfeiçoando.

Para o consultor de gestão das ECIs/ECITs da 7ªGRE Dr. Pierre Farias de Souza, esse evento é uma oportunidade paraestudantes desenvolverem aprendizagens colaborativas,favorecendo a interação e a troca de conhecimento entre os participantes, propocionando não apenas a aprendizagem dos conteúdos em estudos, mas o desenvolvimento mais amplo do sujeito e suas perspectivas.

A 7ª Gerência Regional de Educação, representada por seu gerente, Jayro Ricardo Leite Gomes, expressa sinceros agradecimentos a todos os professores que se engajaram nesta proposta pedagógica. Estendemos o reconhecimento ao Governo do Estado da Paraíba pelo constante apoio aos estudantes, iniciativa fundamental para o fortalecimento de seus projetos de vida e para a continuidade de uma formação de excelência.

 

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo