Destaque

TSE emite título de eleitor a quase 100 mil jovens em 5 dias

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) informou nesse sábado (26.mar.2022) que emitiu título de eleitor a 96.425 jovens de 15 a 18 anos no Brasil e no exterior de 14 a 18 de março. Para votar na eleição de outubro, é preciso ter o documento até o dia 4 de maio. O procedimento pode ser feito inteiramente online.

As novas emissões foram realizadas durante semana de mobilização dos jovens promovida pela Justiça Eleitoral nas redes sociais. Movimento contou com a adesão de diversas personalidades, incluindo artistas nacionais como Anitta, Zeca Pagodinho, Whindersson Nunes, Juliette e também internacionais, como o ator norte-americano Mark Ruffalo.

Segundo informações da Justiça Eleitoral, foram realizadas 6.800 publicações no Twitter sobre o assunto durante a mobilização, que também teve a participação de diversas instituições, incluindo clubes de futebol como Flamengo e Corinthians.

O TSE promoveu a mobilização depois de registrar o menor nível de participação de adolescentes no processo eleitoral dos últimos 30 anos. De acordo com as estatísticas oficias, até janeiro de 2022, o TSE havia registrado pouco mais de 730 mil títulos emitidos para jovens de 15 a 17 anos de idade, cujo voto é facultativo.

O menor nível de participação de adolescentes já registrado foi nas eleições municipais de 2020, quando a emissão do título de eleitor caiu drasticamente para essa faixa etária e apenas 992 mil jovens tinham o documento no dia da votação. Quatro anos antes, em 2016, o número era de 2,3 milhões.

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo