Eventos

Morre o dublador paraibano José Santa Cruz

O ator, dublador, radialista e humorista paraibano José Santa Cruz morreu nesta sexta-feira (26), aos 95 anos, no Rio de Janeiro. O artista tinha doença de Parkinson e estava internado com uma broncopneumonia.

Natural do município de Picuí, na Paraíba, José começou sua carreira artística aos 18 anos, substituindo um amigo em uma rádio. Sua estreia na televisão ocorreu em 1960, na inauguração da TV Clube. Em 1963 foi para a TV Tupi e na mesma época começou a atuar como dublador. Chegou na TV Globo em 1971.

Como dublador, emprestou sua voz para o personagem Dino, pai da ‘Família Dinossauros’, Magneto nos filmes e desenhos X-Men, Rúbeo Hagrid na saga Harry Potter, J.Jameson nos filmes do Homem Aranha, do ator Danny DeVito na maioria de seus filmes, entre outros.

José Santa Cruz deixa a esposa Ivane Maria Mendes Bastos, com quem foi casado por 72 anos e teve três filhos, Elaine Maria, Eliane Maria e Eduardo Luiz, todos falecidos, além de cinco netos e quatro bisnetos.

O velório de Santinha, como era carinhosamente chamado pelos amigos e companheiros de profissão, acontece neste sábado (27), no Cemitério da Penitência, em Botafogo, no Rio de Janeiro.

Portal T5

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo