CVN PARAIBA

Supremo declara Aeroporto Castro Pinto propriedade de Santa Rita

Supremo Tribunal Federal (STF) declarou, nesta quarta-feira (11), como inconstitucionais duas leis do Estado da Paraíba que redefiniam os limites do município de Bayeux, na grande João Pessoa. A ação foi juizada pelo Partido da República (PR) que alegou desrespeito ao artigo 18 (parágrafo 4º) da Constituição Federal.

As leis estaduais 10.176/2013 e 10.403/2015 e a lei municipal 1.409/2015 de Bayeux transferiam para o território 56% da área do aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, localizado no município de Santa Rita, e a totalidade do 16ª Regimento de Cavalaria Mecanizada.

Segundo o PR, houve um reconhecimento pelos prefeitos das duas cidades sobre os limites territoriais, que implicaria em desmembramento, sem a realização de consulta plebiscitária desrespeitando a Constituição Federal.

A decisão unânime seguiu o voto da relatora, ministra Cármen Lúcia, julgando procedente da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 5499).

MaisPB

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo