CVN POLITICA

“Pouco entendimento do que é o governo”, afirmam Zema e Leite ao criticarem Lula

No Rio de Janeiro para participar de um encontro de governadores, os titulares do Executivo em Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e no Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) — ambos reeleitos em 2022 —, aproveitaram para tecer críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Próximo de Jair Bolsonaro no passado, embora tenha se afastado do ex-aliado durante a pandemia, Zema voltou a embarcar na campanha do ex-presidente à reeleição no segundo turno do ano passado.

— Nós tivemos discursos desencontrados, contra avanços obtidos nos últimos anos. Há tópicos sensíveis, como a questão do Banco Central e a reforma trabalhista, que espero que fiquem só no discurso. Conseguimos a duras penas esses avanços e agora vejo esse possível retrocesso com preocupação. O Brasil hoje é outro, diferente daquele de quando Dilma e Lula estiveram na presidência — disse o governador mineiro em entrevista ao GLOBO.

Eduardo Leite, também em declaração ao GLOBO, seguiu caminho parecido ao avaliar as primeiras medidas econômicas do novo governo petista.

— Há manifestações que demonstram pouco entendimento do que que é governo e do que é estado. Esse movimento ocorre principalmente por parte do próprio partido do presidente da República, que tem feito ataques frontais ao Banco Central e seus dirigentes. A autonomia concedida tem uma razão de ser, no ponto de vista macroeconômico, então isso gera sobressaltos. E coloca mais dúvidas sobre certezas — pontuou o tucano.

Ao contrário de Zema, o tucano manteve-se neutro no segundo turno da disputa presidencial. Apesar das críticas econômicas sobre a gestão de Lula, Leite vê avanços nas relações institucionais na comparação com o período de Bolsonaro no poder:

— A gente até conseguia conversar com os ministérios individualmente, mas a discussão interfederativa, liderada pelo chefe do Poder Executivo, era completamente inexistente. Agora, a gente tem um ambiente muito melhor — reconheceu.

O 7º encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) acontece em Botafogo, na Zona Sul da capital fluminense. As atividades tiveram início nesta quinta-feira e vão até sábado. O grupo reúne os governadores dos sete estados que compõem as duas regiões.

Os governadores participaram de várias agendas na manhã e tarde desta sexta-feira. Além de Zema e Leite, também estão presentes o governador do Rio, Cláudio Castro (PL); do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB); de São Paulo, Tarcísio Freitas (PL); de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL); e do Paraná, Ratinho Júnior (PSD).

O Globo

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo