CVN PARAIBA

Paraíba leva em média seis dias para divulgar mortes causadas por Covid-19

Dados da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde (GEVS), da Paraíba, mostram que as mortes por Covid-19 demoram em média seis dias para serem divulgadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Os cálculos consideram o intervalo de tempo entre o dia da morte do paciente e o dia em que o óbito é registrado no boletim epidemiológico da SES, como sendo em decorrência do novo coronavírus.

Considerando os números do último boletim epidemiológico detalhado da SES, atualizado nesta quarta-feira (12), que mostram a quantidade de mortes ocorridas por Covid-19 no estado desde o início da pandemia, a Paraíba tem uma média diária de 18,32 mortes. A taxa de letalidade da doença no estado está em 2.2%, e o dia com a maior quantidade de mortes foi 4 de junho, com 40 óbitos em decorrência de infecção pelo novo coronavírus. Já são 2.071 mortes pela Covid-19 na Paraíba, e outras 154 seguem em investigação.

De acordo com o GEVS, que tem um banco de dados com os números da pandemia da Covid-19 na Paraíba, o prazo para a publicação dos óbitos pela doença é sete dias. A confirmação, bem como sua publicação nos canais oficiais da SES, no entanto, consideram vários fatores, como o registro por parte do hospital e do município em que a morte aconteceu, e a publicação nas plataformas oficiais (SIM, E-sus VE e SIVEP), e por isso o tempo pode variar.

“Não trabalhamos com rumores, verificamos eles. Só podemos divulgar quando está nos canais oficiais, em até sete dias. Em outras patologias, como o sarampo, temos até 60 dias após o último dia do mês em que o óbito aconteceu, para notificá-lo. No caso da Covid-19, o limite deveria ser sete dias, mas os municípios não registram de maneira regular.”, explicou Diana Pinto, gerente operacional da GEVS.

No início da pandemia, ainda de acordo com a Gerência de Vigilância em Saúde, a demora era ainda maior, porque o estado não possuía insumos para testagem de pessoas com suspeitas de infecção pelo novo coronavírus, nem autorização para análise molecular da presença do vírus no organismo do paciente pós-morte. Em consequência disso, as amostras precisavam ser levadas a laboratórios de outros estados, o que tornava o processo ainda mais lento.

Análise e confirmação das mortes por Covid-19 na Paraíba

Desde o dia 23 de março, as análises de amostras de casos suspeitos de Covid-19, de pacientes vivos e de mortos, são feitas no Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen-PB). Segundo a direção do laboratório, as amostras pós-morte têm até 12 horas para serem analisadas, o que acontece em conjunto com o Serviço de Verificação de Óbito (SVO) da Paraíba.

Em casos específicos em que o paciente morreu com a suspeita, e não com a confirmação de infecção pelo novo coronavírus, o período de análise pode ser maior, já que as Vigilâncias em Saúde Municipais têm até 30 dias para finalizar uma investigação minuciosa, que considera, entre outras questões, se o paciente teve contato com pessoas positivadas para Covid-19.

“O que pesquisamos é o material genético do vírus na amostra suspeita de um paciente, vivo ou morto. Se fiz a extração correta e deu negativo, estou dizendo que no período analisado, não tinha vírus no trato respiratório do paciente. A biologia molecular é precisa, mas como alguns óbitos acontecem sob investigação [morreu antes da coleta], existe a necessidade da uma investigação epidemiológica do caso, o que pode demorar mais.”, explicou Bergson Vasconcelos, diretor do Lacen-PB.

Ainda de acordo com a Gerência de Vigilância em Saúde da Paraíba, o Ministério da Saúde enviou uma nova cartilha com informações atualizadas sobre a sintomatologia geral da Covid-19. Por isso, óbitos suspeitos que aconteceram meses atrás podem estar sendo confirmados agora, após nova análise laboratorial. A GEVS informou que sete mortes demoraram até 90 dias para serem publicadas, e uma demorou 109 dias.

 Mortes em queda

Uma pesquisa do o Laboratório de Inteligência Artificial e Macroeconomia Computacional (Labimec), do Programa de Pós-graduação em Economia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), apontou que a quantidade de mortes por Covid-19 está em queda no estado desde o mês de junho, considerando o registro pela média móvel exponencial do dia do óbito.

Para os pesquisadores, a diferença no desenho da curva do número de óbitos por Covid-19 no estado se deve à contagem feita na data da morte.

Fonte Jornal da Paraíba
Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo