CVN POLITICA

Ministra da Saúde assina resolução favorável à legalização do aborto e da maconha no Brasil

A resolução assinada pela Ministra da Saúde, Nísia Trindade, no último dia 20, tem o potencial de gerar um impacto negativo e controverso nos debates em Brasília nesta semana. A Resolução Nº 715, datada de 20 de julho de 2023, apresenta orientações estratégicas para o Plano Plurianual e para o Plano Nacional de Saúde, resultantes da 17ª Conferência Nacional de Saúde, e sobre as prioridades para as ações e serviços públicos de saúde aprovadas pelo Conselho Nacional de Saúde. As informações são do site Os Libertários.

Dentre as várias orientações discutidas e aprovadas pelo plenário do Conselho Nacional de Saúde (CNS), dois pontos têm gerado polêmica: a legalização do aborto e da maconha no Brasil, abordadas no item 49 da resolução.

A inclusão desses temas no documento revela a postura progressista por parte do CNS e da Ministra da Saúde. Ao propor a legalização do aborto e da maconha, o CNS argumenta que essa medida é necessária para garantir a intersetorialidade nas ações de saúde e combater as desigualdades estruturais e históricas no país, além de ampliar políticas sociais e de transferência de renda. As justificativas não são suficientes para convencer a parcela da população que se opõe a essas medidas por motivos religiosos ou de saúde pública.

A Ministra da Saúde, Nísia Trindade, ao apoiar e assinar essa resolução, alinha-se com as posições adotadas pelo CNS, o que com certeza vai gerar críticas de setores mais conservadores da sociedade que consideram tais ações inaceitáveis.

Ismael Sousa

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo