Destaque

IBGE: Fortaleza ultrapassa Salvador e se torna a maior economia do Nordeste

Levantamento divulgado nesta quarta-feira, 16, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que Fortaleza ultrapassou Salvador como a cidade com o maior produto interno bruto (PIB) do Nordeste. Segundo a entidade, a capital cearense está entre os 10 maiores municípios por valor do PIB e representa 1,0% de participação do PIB no Brasil.

Os dados, que são relativos ao ano de 2018, apontam que Fortaleza registrou R$ 67 bilhões de riqueza gerada, números que põem a cidade cearense como nona no cenário nacional. É a primeira vez que Fortaleza aparece como maior riqueza do Nordeste desde 2002, quando a série histórica foi iniciada.

IMG 20201216 WA0034 IBGE: Fortaleza ultrapassa Salvador e se torna a maior economia do Nordeste
IBGE aponta Fortaleza como a maior economia do Nordeste e a nona do Brasil.

Região Metropolitana

Entre os 30 maiores municípios em relação ao PIB na Região Nordeste, Fortaleza ocupa o primeiro lugar, com uma participação na Grande Região de 6,67%. Já Maracanaú é
o 14º, com uma participação de 1,04%. Caucaia aparece em 29º, com participação de 0,51%.

Com relação a concentrações urbanas, a região de Fortaleza está entre as 10 maiores do país por valor do PIB, somando R$ 90,35 bilhões. A região inclui, além de Fortaleza, os municípios de Maracanaú, Caucaia, Eusébio, Aquiraz, Maranguape, Pacatuba e Itaitinga.

Perfil econômico dos municípios

O estudo revela, ainda, que a administração, defesa, educação e saúde públicas e seguridade social foram as principais atividades econômicas em 149 municípios cearenses. Isso representa 81% de todo o Estado. Nos estados do Acre, Roraima, Amapá, Piauí e Paraíba, bem como no Distrito Federal, esse percentual ultrapassou 90%. No outro extremo, o Estado de São Paulo apresentou apenas 9,6% de suas municipalidades com essa característica.

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo