DestaqueVALE DO PIANCÓ

Ex-prefeito Fábio Arruda relembra trajetória do ex-governador Wilson Braga, que completaria hoje 92 anos de idade se estivesse vivo…

O ex-prefeito Fábio Arruda, de Boa Ventura, no Vale do Piancó, relembra neste dia 18/07, o saudoso líder Wilson Braga que estaria completaria 92 anos de vida, se estivesse ainda entre nós, ex-governador, ex-prefeito de João Pessoa, ex-deputado federal e ex-deputado estadual. Fábio Arruda foi um dos amigos mais próximos do ex-líder político, que fazia questão de sua companhia constantemente.

Wilson Braga deixou um legado de luta, persistência e conquistas importantes e significativas para o povo paraibano que ainda nos dias atuais é salvo por um de seus programas governamentais ícone – o Projeto Canaã, com a construção de dezenas de açudes por todos o quadrantes do estado. Ele faleceu no dia 17 de maio de 2020, vítima de Covida-19.

Histórico

Advogado e empresário, Wilson Leite Braga exerceu cargos de Deputado Estadual, Deputado Federal, Governador da Paraíba, Vereador e Prefeito de João Pessoa. Passou por várias agremiações partidárias, ARENA, PDS, PFL, PSDB, PMDB, PSB, PDT e PSD.

Antes de entrar na carreira política, foi líder estudantil na década de 50 com destaque na Casa do Estudante em João Pessoa e representante da UNE na Paraíba quando cursava Direito na Faculdade de Direito da Paraíba – atual UFPB. No ramo empresarial, Wilson Braga detinha o controle de emissoras de rádios no estado, como a Rádio Sanhauá de João Pessoa, Rádio Cidade FM de Piancó e Rádio Educadora de Conceição.

Foi governador da Paraíba entre 1983 e 1985. Também foi deputado estadual por dois mandatos  (1955-1967 e 2011-2015), deputado federal por quatro mandatos (1967-1982, 1995-1999, 1999-2003 e 2007-2011), vereador de João Pessoa entre os anos de 1993 1994 e prefeito de João Pessoa entre 1989 e 1990.

Wilson foi casado com a ex-deputada Lúcia Braga (falecida), com quem teve 3 filhos, Marcelo (falecido), Patrícia (falecida) e Marianna.

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo