CVN PARAIBA

Tribunal de Contas aponta excesso de contratações temporárias em 178 municípios da Paraíba

Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) – Foto: Reprodução/Internet

Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB) divulgou nesta quarta-feira (18) os resultados de uma auditoria temática que identificou irregularidades graves na gestão de pessoal de 178 dos 223 municípios paraibanos. O relatório revela que essas prefeituras extrapolaram, em abril de 2025, o limite legal de 30% de contratações temporárias em relação ao número de servidores efetivos.

Segundo o levantamento, a média estadual chegou a 86%, com nove municípios ultrapassando 183%. O caso mais extremo foi o de Baía da Traição, onde o número de contratados (644) representou 480,6% em relação aos servidores efetivos (134). Outros destaques negativos incluem Cruz do Espírito Santo (399,6%), Triunfo (248,5%) e São João do Rio do Peixe (239,4%).

A auditoria foi conduzida pela Diretoria de Auditoria e Fiscalização (DIAFI), com base na Resolução Normativa 04/2024, que limita a 30% o total de contratações temporárias, salvo exceções justificadas. O presidente do TCE-PB, conselheiro Fábio Nogueira, afirmou que o uso recorrente desse tipo de vínculo “fere o princípio do concurso público” e compromete a qualidade da gestão.

Regiões como João Pessoa, Campina Grande, Sousa, Cajazeiras e Patos também registraram níveis elevados de contratações. Na capital, por exemplo, foram identificados 14.739 contratados, frente a 8.683 efetivos, uma proporção de 169,7%.

O Tribunal emitiu alertas às prefeituras envolvidas e concedeu prazo de 30 dias para apresentação de um Plano de Redução de Contratações Temporárias, que deverá subsidiar a assinatura de um Pacto de Adequação de Conduta Técnico-Operacional (PACTO).

Caso não cumpram as determinações, os municípios poderão sofrer sanções, incluindo parecer contrário às contas, multas e representações ao Ministério Público em diferentes esferas.

O relatório completo, incluindo dados por município, está disponível no site do TCE-PB. https://tce.pb.gov.br/wp-content/uploads/2025/06/Auditoria-Tematica-01_2025-Contratacoes-temporarias.pdf

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo