CVN PARAIBA

TCE-PB intima prefeito de São José de Princesa para explicar irregularidade na aplicação do Fundeb e o não pagamento do piso aos professores

Segundo relatório do TCE, houve erro na classificação orçamentária das receitas do Fundeb e também não houve aplicação do piso salarial nacional para os profissionais da educação.

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) intimou o prefeito de São José de Princesa, Juliano Diniz de Morais, para comparecer perante a corte no próximo dia 14. Segundo apurou o ClickPB, ele deve explicar irregularidades detectadas na prestação de contas da cidade referentes ao ano de 2022. O Tribunal também recomendou aplicação de multa ao gestor.

Segundo relatório do TCE, houve erro na classificação orçamentária das receitas do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) e também não houve pagamento do piso salarial profissional nacional para os profissionais da educação escolar pública.

Ainda de acordo com o relatório, o recebimento do piso salarial nacionalmente estabelecido é um direito dos profissionais da educação escolar pública, assegurado pela Constituição Federal.

A gestão também não fez o recolhimento da contribuição previdenciária patronal ao Regime Geral de Previdência Social e não cumpriu obrigações legais não empenhadas. Houve um percentual de cerca de 27% de inadimplência das contribuições previdenciárias da prefeitura. As obrigações patronais foram estimadas em R$ 1.173.417 e o valor devido não recolhido foi de R$ 307.010,71.

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo