CVN POLITICA

Relator libera para julgamento no TSE 3 ações contra Bolsonaro

O ministro Benedito Gonçalves, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), liberou para julgamento 3 ações que investigam o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por abuso de poder político nas eleições de 2022. Agora, o presidente da Corte eleitoral, ministro Alexandre de Moraes, deve marcar a data.

No fim de setembro, Gonçalves decidiu reunir as 3 ações em um mesmo julgamento. Justificou que, apesar de não abordarem fatos idênticos, possuem “conexão relevante em função da tese jurídica a ser debatida, que deverá ser fixada para nortear o exame de cada conduta”.

De acordo com Gonçalves, outro fator importante que justifica a junção do julgamento das ações é que suas fases de tramitação estão “bem próximas”.

As 3 ações dizem respeito às eleições de 2022 e o uso da estrutura e de bens públicos para a promoção de atos de campanha. Tratam da realização de lives eleitorais transmitidas pelo então Presidente da República do Palácio do Planalto e do Palácio da Alvorada. Além de Bolsonaro, o então candidato a vice-presidente, Walter Braga Netto, também é alvo.

Atualmente, há na Corte 17 ações que envolvem a candidatura de Bolsonaro à reeleição em 2022. Benedito Gonçalves é o relator do caso que deixou o ex-presidente inelegível por 8 anos.

Poder 360

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo