DestaqueVALE DO PIANCÓ

Radiotelescópio “Bingo” funcionará no município de Aguiar

O Governo da Paraíba investirá R$ 11 milhões no Radiotelescópio Bingo, projeto internacional que conta com a participação de cientistas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O anúncio foi feito pelo próprio governador João Azevedo, na última sexta-feira, dia 8, em solenidade na Reitoria da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande. “

O Bingo é um projeto internacional que conta com a participação de cientistas da UFCG, Universidade de Brasilia (UnB), Universidade de São Paulo (USP), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e de organismos internacionais da África do Sul, China, EUA, França, Portugal, Reino Unido, Suíça e Uruguai.

O equipamento será localizado no município de Aguiar, no sertão paraibano, no Vale do Piancó. A região foi escolhida por ser um espaço geograficamente adequado e livre de poluição eletromagnética, sendo considerada a maior área de silêncio do Brasil. Já o controle técnico e o centro operacional da tecnologia, ficará em Cajazeiras, onde funciona um campus da UFCG.

Visita à UFCG

Na sexta-feira passada, mesmo dia do anúncio pelo governador, os secretários de Educação, Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado, Rubens Freire (Executiva de C&T) e o presidente da Fapesq-PB, Roberto Germano, visitaram o Laboratório de Metrologia (Labmet), no campus sede da UFCG, onde estão sendo desenvolvidos projetos integrantes da colaboração para a construção do radiotelescópio Bingo e onde está instalado um dos radiotelescópios auxiliares (outriggers) do Bingo, conhecido como Uirapuru, que tem o formato de uma “antena corneta”.

Bingo

O radiotelescópio Bingo (sigla em Inglês para Oscilações Acústicas de Baryon em Observações de Gás Neutro) ocupará uma área de 300 metros quadrados e contará com dois espelhos de aproximadamente 40 metros de diâmetro cada, sustentados por uma estrutura metálica de 80 toneladas.

O Bingo tem o objetivo de ser um dos primeiros do mundo a estudar cosmologia e astrofísica usando a faixa de rádio, inaugurando uma nova janela de observações do nosso universo. Com o radiotelescópio, será possível medir a expansão do universo e inferir sobre as propriedades da energia escura, podendo indicar a distribuição das galáxias logo após o Big Bang.

PolemicaParaiba
Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo