Destaque

BNB de Itaporanga inicia programa de desenvolvimento territorial com foco no setor têxtil

Serão formados comitês gestores locais e regionais com a participação de representantes do poder público e da sociedade civil organizada

Banco do Nordeste do Brasil (BNB), agência de Itaporanga, que tem abrangência regional, está dando os primeiros passos para a implantação no Vale do Prodeter, que é o Programa de Desenvolvimento Territorial, uma iniciativa do banco nascida em 2016 e que já tem dado bons resultados em várias partes do Nordeste, mas ainda é novidade em nossa região.

Conforme Carlos Germano, que é agente de desenvolvimento do BNB e responsável pelo programa no território do Vale, trata-se de um projeto inovador, porque envolve muitos parceiros e processos na análise e diagnóstico da situação de cada empresa antes da liberação do crédito para o fomento de suas atividades.

De acordo com ele, serão formados comitês gestores locais e regionais com a participação de representantes do poder público e da sociedade civil organizada e que, orientados pelos agentes de desenvolvimento do banco, serão os responsáveis pelas discursões, análises e aprovação de créditos para as empresas necessitadas de financiamento. “Mas, primeiro o objetivo é identificar o maior problema de cada empresa, aquele que está emperrando o seu crescimento e atacar esse problema, resolver esse entreve para que a empresa se desenvolva, produza mais e gere mais emprego”, comentou.

Segundo ainda Germano, o Prodeter tem objetivos e metas com visões no cooperativismo, ou seja, na união de todos em benefício de todos, na inclusão produtiva e na geração de emprego e renda. Inicialmente, o programa va focar o setor têxtil de Itaporanga e mais quatro municípios que têm firmas nessa área: Pedra Branca, Piancó, São José de Caiana e Igaracy. “Mas, depois, outros setores produtivos da região também serão contemplados”, diz.

O agente de desenvolvimento ainda esclarece que as empresas têxtis não precisam procurar o banco, porque o próprio programa é que vai procurar as firmas e inclui-las na discussão e no diagnóstico realizados pelos comitês sobre os problemas e necessidades de cada uma delas. “Na verdade, o Prodeter é um fórum de discussão permanente sobre desenvolvimento produtivo, econômico e social, com o intuito de diminuir as desigualdades e gerar um crescimento sustentável para a região”, observou Carlos Germano.

Fonte Folha do Vale
Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo