CVN PARAIBA

Programa ALI: experiência de incentivo à inovação encerra 1° ciclo de atividades na Paraíba

Iniciativa do Sebrae/PB contemplou 330 empresas de diferentes regiões do estado e levou o conhecimento como estratégia para aumentar a competitividade dos negócios

Incentivar o empreendedorismo e trabalhar a criação de ações voltadas para inovação visando estimular o crescimento e a competitividade de empresas que atuam no mercado. Essa é a proposta do Programa Brasil Mais-ALI desenvolvido pelo Sebrae/PB, e que encerrou esta semana, o 1° ciclo de atividades. Nesta etapa, 330 empresas foram contempladas com a iniciativa que garantiu a realização de atendimentos a diversos empresários e empreendedores de diferentes regiões do estado.

O desenvolvimento do 1° ciclo aconteceu no período de quatro meses, observando o cronograma de oito encontros que foram realizados entre dezembro e janeiro deste ano, incluindo as ações de atendimento e processos para solução de problemas, análise e elaboração de estratégias para obtenção de novos resultados.

A empresária da Rosebel Estética, empresa fundada há mais de 40 anos em João Pessoa, Cybelle Braga, fez uma avaliação positiva da aprendizagem adquirida através do ALI e destacou o processo de inovação como sendo decisivo para projetar novas ações. “O nosso negócio tem uma história de 41 anos e o segredo dessa trajetória sempre foi a busca pela inovação. Minha mãe quando iniciou esse trabalho buscava sempre participar de congressos internacionais para conhecer ideias e trazer essa visão para o contexto local. Esse momento com o Sebrae agora também representa isso, principalmente porque o programa apresentou várias estratégias de como se relacionar com o cliente, pensar soluções e fortalecer esse crescimento”, disse.

Por sua vez, o proprietário da Melius Engenharia com atuação há quatro anos na cidade de Sousa, Luã Pedro, enfatizou que a experiência lhe proporcionou uma visão com maior concentração nos processos de geração de resultados. “Em meio aos vários serviços que prestamos na área de engenharia, a maior necessidade se concentrou no processo de uma melhor organização da empresa. Foi uma experiência que trouxe um foco importante para a produtividade dos processos e isso se refletiu na otimização do tempo nas atividades que são desempenhadas pela empresa”, pontuou.

De acordo com a gestora do Brasil Mais-ALI na Paraíba, Cláudia Pereira, uma das metas do programa é garantir orientação aos donos de empresas e estudar o desenvolvimento de estratégias que podem ser úteis para o crescimento visando o futuro do negócio e seu posicionamento dentro do mercado. “O propósito é elevar a produtividade e diminuir os custos da empresa através do uso de ferramentas de gestão com foco na inovação e que poderão refletir no aumento dos resultados financeiros”, comentou.

O trabalho de atendimento contou com o acompanhamento de 15 Agentes Locais de Inovação (ALIs), que estão distribuídos nas agências regionais do Sebrae/PB nas cidades de João Pessoa, Guarabira, Campina Grande, Patos, Pombal, Sousa e Cajazeiras.

Oportunidade – O período de inscrições para os empreendedores interessados em participar do 2° ciclo do Programa Brasil Mais-ALI já foi iniciado pelo Sebrae/PB. Para garantir vaga e viver essa experiência, os interessados podem fazer a inscrição via internet, no endereço eletrônico: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/brasilmais. Ao preencher o formulário, é preciso optar pelo Programa ALI Produtividade.

 

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo