CVN PARAIBA

Prefeito, vice-prefeita e vereadores são alvos da PF por compra de votos

O prefeito de Areia de Baraúnas, Toinho Macedo, a vice-prefeita, Rosicleide Porfírio, além de quatro vereadores e um funcionário público foram alvos da Polícia Federal na manhã desta sexta-feira (17) durante a operação ‘Grãos de Areia’, que investiga um esquema de compra de votos, inscrição fraudulenta de eleitores e associação criminosa nas eleições de 2020 no município.

Eleitores ouvidos pela PF afirmaram que foram pagos para votar em Areia de Baraúnas e todos os custos com a transferência do domicílio eleitoral foram custeados pelo esquema.

O delegado Rafael Vasconcelos, responsável pela operação, revelo que um voto chegou a custar R$ 2 mil na cidade. As investigações foram iniciadas há dois anos, após chamar atenção da polícia o fato do município possuir mais eleitores que habitantes.

Toinho Macedo venceu a eleição por apenas 26 votos de diferença e o delegado acredita que a cooptação de eleitores de outras cidades para votar no município interferiu no resultado do pleito.

A PF ainda não estima o valor total gasto no esquema criminoso, mas afirma que uma quantia vultuosa foi investida na campanha. A partir da quebra do sigilo bancário dos investigados será possível identificar novas informações sobre o caso.

“Se for confirmado e houver provas suficientes, os agentes públicos podem responder por compra de votos, inscrição fraudulenta de eleitores e associação criminosa”, explicou o delegado.

MaisPB

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo