MUNDO

Portugal suspende estado de emergência após dois meses em lockdown

Após mais de dois meses em lockdown, Portugal anunciou que sexta-feira (30) será decretado o fim do estado de emergência no país por conta da Covid-19.

O anúncio foi feito pelo presidente Marcelo Rebelo de Sousa, em meio a uma queda brusca do número de infecções e nenhuma morte registrada ao longo da segunda-feira (26).

O estado de emergência permite que o governo imponha medidas duras para suspender direitos e liberdades da população.

“Sem o estado de emergência, é necessário manter ou adotar todas as medidas essenciais para evitar retrocessos. Se for necessário, eu não hesitarei em declarar novo estado de emergência”, disse o presidente, em pronunciamento transmitido pelo rádio e a televisão nessa nesta terça-feira(27).

Portugal fará a transição para o estado de “calamidade”, que permite que o governo imponha algumas medidas para reduzir o risco de contágio, mas as regras que podem ser decretadas são mais limitadas e precisam ser justificadas.

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo