MUNDO

Canadá anuncia que vai bloquear conta bancária de quem participar de protestos antivacina

Autoridades do Canadá anunciaram na última segunda-feira (14) que os bancos poderão congelar as contas de qualquer pessoa ligada aos atos antivacina realizados no País. A medida foi anunciada pelo premiê Justin Trudeau e detalhada pela ministra das Finanças, Chrystia Freeland, como parte das ações previstas no estado de emergência nacional decretado na segunda. Um dos objetivos é tentar cortar a origem do dinheiro que tem permitido a organização dos atos. As informações são da Folha de São Paulo.

Inicialmente puxada pela categoria dos caminhoneiros, a mobilização contra a obrigatoriedade da vacinação agrupa ex-policiais, veteranos do exército e desempregados.

“Trata-se de seguir o dinheiro e de parar o financiamento desses bloqueios ilegais”, afirmou a ministra Freeland em pronunciamento. “Estamos avisando: se o seu caminhão estiver sendo usado nesses protestos, suas contas serão imediatamente congeladas.”

A mobilização antivacina causou distúrbios a moradores e impactos econômicos, apresentados pelo governo de Trudeau como uma das principais justificativas para impor um estado de emergência incomum na história do país.

Somente o bloqueio, por uma semana, da ponte Ambassador, que liga o país aos Estados Unidos na província de Ontário, teria causado perdas de US$ 390 milhões (R$ 2 bilhões) em comércio por dia.

Os atos antivacina tiveram início com caminhoneiros contrários à exigência do comprovante de imunização para cruzar a fronteira com os EUA, mas expandiram suas bandeiras para criticar de forma mais ampla as restrições impostas no Canadá para conter o coronavírus.

O Liberal

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo