CVN PARAIBA

Ombro a Ombro: Polícia Federal deflagra 73ª Fase da Operação Lava Jato e cumpre 15 mandados de busca e apreensão na PB e DF

POLICIAL

Ombro a Ombro: Polícia Federal deflagra 73ª Fase da Operação Lava Jato e cumpre 15 mandados de busca e apreensão na PB e DF

60 policiais cumprem 15 mandados de busca e apreensão em Brasília, Cabedelo, Campina Grande e João Pessoa

25/08/2020


Imagem meramente ilustrativa – Polícia Federal

Portal WSCOM

A Polícia Federal, em cooperação com o Ministério Público Federal (MPF), deflagrou na manhã desta terça-feira (25), a 73ª Fase da Operação Lava Jato, denominada “Ombro a Ombro”.

Em contato com a assessoria de comunicação da Polícia Federal na Paraíba, foi confirmado ao Portal WSCOM que a ação se trata de um desdobramento nacional onde 60 policiais cumprem 15 mandados de busca e apreensão em Brasília, Cabedelo, Campina Grande e João Pessoa.

Sobre a operação

Durante as investigações da operação foi identificada uma Organização Criminosa formada por executivos de grandes empreiteiras, que, por meio da formação de cartel e pagamento sistemático de propina a diretores da Petrobras, fraudavam o caráter competitivo de licitações realizadas pela estatal.

Nesta fase da operação, os procuradores investigam supostos delitos de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Conforme apurado, o investigado teria solicitado e recebido pelo menos R$ 4 milhões, a fim de “blindar” os executivos das grandes empreiteiras, envolvidas no esquema de corrupção que vitimou a Petrobras.

Conforme declarações prestadas por executivos de uma grande empreiteira em acordos de colaboração premiada, as vantagens indevidas destinadas ao investigado teriam sido pagas pela empreiteira por meio de doação a um partido político e repasses a empresas sediadas na Paraíba.

Os pagamentos feitos pela empreiteira as empresas foram justificados em contratos fictícios ou superfaturados, e os valores respectivos seriam sacados pelos representantes das empresas e entregues em espécie a intermediários do investigado.

O nome da operação é uma alusão à origem histórica das CPIs. Segundo historiadores, tal origem pode ser associada a reuniões praticadas por monges budistas há milhares de anos, quando se sentavam em círculo (ombro a ombro) no sopé das montanhas, para meditar e apurar causas do mal-estar geral.

Não foram divulgados o nome dos alvos

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo