CVN BRASIL

Não está confirmado que caso de vaca louca é atípico, diz ministro

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, disse que ainda não existe confirmação se o caso do “mal da vaca louca” registrado no Brasil nesta quarta-feira (22) se trata da forma atípica da doença, ou seja, a que não causa risco de disseminação ao rebanho e aos humanos.

A informação foi dada 1º pela Adepará (Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará). Entretanto, segundo Fávaro, ainda é necessário obter o resultado de exame, que será feito por um laboratório em Alberta, no Canadá.

“A experiência dos nossos técnicos na avaliação, a rotina onde é criado esse animal, e, principalmente, pela proibição brasileira em relação ao consumo de ração de origem animal. Isso e a experiência dos nossos técnicos veterinários, permite dizer que a probabilidade é muito grande de ser atípica. Mas isso só vai confirmar quando tiver um posicionamento claro feito a análise no laboratório canadense”, afirmou em entrevista à CNN Brasil.

Apesar da indefinição do tipo da doença, o ministro da Agricultura disse que “não há risco algum de contaminação”. Afirmou que o governo está seguindo os protocolos adequados, como o isolamento da propriedade e o abate do animal que teve os sintomas.

“Posso garantir: não se preocupem em relação ao consumo. Em hipótese alguma existe risco”, disse.

Poder360

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo