CVN PARAIBA

Médico alerta sobre riscos da ‘onda de calor’; crianças e idosos são mais vulneráveis

Os cuidados com as crianças e idosos devem ser redobrados durante a onda de calor que elevou a temperatura na Paraíba. O médico Romário Rodrigues alerta que nestas duas faixas etárias o risco de desidratação é maior.

“A Paraíba está nesse nesse risco, principalmente as regiões de Alto Sertão e Sertão. Aqui na capital a gente já tem percebido a temperatura mais elevada. No caso do calor excessivo para o corpo humano, a gente tem principalmente o risco de desidratação”, explicou o médico.

A população deve ficar atenta aos sinais de desidratação como tontura, palpitação, desmaio, sensação de fadiga. Além disso, o calor excessivo pode provocar câimbras, quadro de insolação,  dificuldade de concentração, prejudicando a função cognitivo, raciocínio e concentração.

O médico também destaca os problemas de pele. “Podem ser sentidos como a insolação, mas a longo prazo de uma forma crônica essa exposição pode levar a determinadas patologias de pele como até mesmo o câncer de pele”, disse.

A orientação do profissional é para o aumento da ingestão hídrica, não só de água, mas de líquido gerais, evitar a exposição direta ao sol, principalmente nos horários que o índice de radiação UV é maior, entre as 10h e 16h. É recomendada a ingestão entre 2,5 litros a 3 litros de água.

“Se tiver necessidade de se expor ao sol fazer isso de uma forma a se proteger com o uso de protetor solar, com fator de proteção solar de no mínimo 30. Uso de roupas leves, chapéus, óculos de sol”, completou o médico.

MaisPB

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo