CVN POLITICA

Lula ganhou em 3.378 cidades, e Bolsonaro em 2.192

m comparação com 2018, Bolsonaro perdeu 660 cidades, enquanto o PT, que naquele ano tinha Fernando Haddad como candidato à Presidência, cresceu 764.

O candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, ficou em primeiro lugar em 3.378 cidades do Brasil, com grande preponderância no Nordeste, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) conquistou a dianteira em 2.192 cidades, com destaque para as regiões Centro-Oeste e Sul.

 

Lula foi o mais votado em todos os municípios do Ceará, da Paraíba, do Piauí e de Sergipe. Bolsonaro, por sua vez, conquistou Rondônia completamente, além do Distrito Federal.

Em comparação com 2018, Bolsonaro perdeu 660 cidades, enquanto o PT, que naquele ano tinha Fernando Haddad como candidato à Presidência, passou de 2.614 cidades para as atuais 3,4 mil.

Na disputa passada, Ciro Gomes (PDT), que acabou em 4º lugar na eleição neste ano, ficou em 1º lugar em 103 cidades, mas não conseguir repetir o feito neste ano. O ex-ministro não conquistou nenhum município este ano, além de ter perdido a liderança no estado do Ceará.

O número obtido por Lula, todavia, é menor que o que a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) conquistou em 2014, quanto saiu vitoriosa em 3.648 cidades do país.

A quantidade de cidades em que um candidato fica em primeiro lugar não necessariamente se reflete em uma quantidade maior de votos, já que os municípios têm tamanhos diferentes.

Nas capitais, por exemplo, Bolsonaro tem vantagem em relação a Lula: ele ficou na frente da disputa em 16 delas, ante 11 do petista. Na maior delas, São Paulo, Lula saiu vitorioso.

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo