Destaque

Em Conceição no Vale do Piancó, barragem rompe e causa alagamento

A cidade de Conceição, no Vale do Piancó, enfrentou uma situação de emergência na manhã desta quinta-feira (11), após o rompimento de uma barragem que causou o alagamento de parte do município. O Açude Roçado não suportou o volume de água recebido com as fortes chuvas das últimas horas e transbordou, atingindo várias casas e comunidades ribeirinhas.

Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o local onde a estrutura rompeu e o vazamento de água que desceu para as áreas afetadas. Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), Conceição registrou 99 milímetros de chuva nesta quinta-feira (11).

 Só na madrugada desta quinta-feira, mais de 200 milímetros de chuva foram registrados. Na última medição realizada pela AESA (Agência Estadual de Gestão das Águas), o açude Roçado, que pertence à Bacia do Piancó, estava com apenas 69,37% da sua capacidade máxima, que é de 798.969m³.

 

 

Os moradores tiveram que deixar as casas e receberam ajuda de familiares, amigos e vizinhos. Há registro ainda de pessoas que ficaram ilhadas e precisaram ser resgatadas. O Corpo de Bombeiros da cidade de Itaporanga, que atende a região, informou que até às 11h não havia recebido chamados para a cidade vizinha, mas que as equipes estavam de prontidão para atender a ocorrência.

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) informou que o fornecimento de água foi interrompido em toda a cidade, porque houve falta de energia elétrica. O abastecimento de água deve ser normalizado nas próximas horas.

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo