CVN PARAIBA

Com chuvas abaixo do esperado, número de açudes em situação crítica cresce 60%

A Aesa informou que acompanha a situação diariamente, monitorando os níveis dos reservatórios.

A Paraíba registrou um aumento de 60% no número de reservatórios em situação crítica em um ano. Atualmente, 45 reservatórios estão em nível crítico, enquanto apenas dois estão sangrando e somente 12 operam em nível considerado normal.

O cenário é preocupante quando comparado com o mesmo período de 2025 (janeiro), quando 28 reservatórios estavam situação crítica.

Segundo o subgerente de Monitoramento Quali-Quantitativo da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), Wellington Barbosa, o quadro está “um pouco acima da normalidade”. O cenário, de acordo com ele, é reflexo direto do baixo aporte hídrico registrado em algumas regiões ao longo do ano passado.

Em conversa com o Portal MaisPB, nesta quarta-feira (7), Wellington explicou que o estado já estava com reservatórios em condição delicada, mas a situação se agravou pelo baixo volume de chuvas. Uma das regiões mais afetadas é o Sertão do estado. “Por exemplo, a região de Patos. Porque um reservatório está seco, o Farinha, e o Jatobá está em torno dos 10% [da capacidade]. São os reservatórios que abastecem lá. Então, já afeta um pouco a rotina da sociedade naquela cidade”, pontuou ele.

Apesar do cenário, o subgerente de Monitoramento ressaltou que a existência da transposição do Rio São Francisco tem amenizado os impactos da estiagem. A Aesa informou que acompanha a situação diariamente, monitorando os níveis dos reservatórios.

A redação entrou em contato com a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) para saber informações sobre os impactos dos baixos volumes de água no abastecimento para a população e aguarda retorno.

Baixa umidade

Nos últimos dias, o Sertão paraibano tem sido frequentemente colocado sob alerta de perigo por causa da baixa umidade. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade relativa do ar está entre 30% e 20% na região.

Juliana Alves – MaisPB

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo