CVN POLITICA

Bolsonaro chama Lula de oportunista e diz que petista foi financiado pelo narcotráfico em entrevista à TV italiana

O presidente Jair Bolsonaro disse neste domingo (31) que o ex-presidente Lula o chama de genocida porque é “oportunista”. Também disse que a carreira política do petista começou com associação ao narcotráfico na América do Sul.

“Lula me acusa de genocídio porque é oportunista. Vou falar sobre o último caso que veio à tona: o chefe do serviço de inteligência venezuelano, preso há pouco, disse que recebeu recursos e que todas as autoridades de esquerda receberam recursos do narcotráfico, fundos também enviados para a Espanha.”

Em entrevista ao canal de notícias Sky tg24, Bolsonaro disse que Lula foi condenado por corrupção e deixou uma “marca muito forte no Brasil”. Também associou o petista às Farc colombianas.

“Lula quase levou à falência nossa maior empresa de petróleo, a Petrobras. É uma longa história, sua liderança política começou quando ele teve contato com as Farc colombianas e a partir desse momento começou essa relação com o narcotráfico. Um milagre salvou o Brasil: nossa chegada em 2018 ”.

Não há comprovação, entretanto, dessa relação feita por Bolsonaro entre Lula e o narcotráfico. A prisão do ex-presidente foi motivada por uma condenação por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá (SP).

O presidente disse que seu governo fez o possível para ajudar Estados e municípios a enfrentar a pandemia de covid-19 e seguiu as determinações do STF. A Corte decidiu que os governadores e prefeitos tinham autonomia para determinar suas próprias regras de isolamento ou fechamento de comércio por conta da pandemia.

“Meu governo forneceu todos os meios para governadores e prefeitos lutarem contra a pandemia. Seguindo a orientação do Supremo Tribunal Federal, gastamos cerca de 100 bilhões de dólares. Demos fundos, meios e até profissionais para combater a pandemia, além de medicamentos.”

Sobrou também crítica para a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid no Senado, que encerrou seus trabalhos na última 3ª feira ao aprovar um relatório pedindo o indiciamento de Bolsonaro e outros.

Durante a entrevista, Bolsonaro defendeu o cuidado de seu governo com o meio ambiente e lembrou que foi um dos únicos governantes mundiais ao não defender lockdown como medida de proteção contra a covid. Criticou os efeitos econômicos da medida, mas declarou que ainda assim o Brasil está crescendo no pós-pandemia.

Poder 360

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo