CVN BRASIL

Barroso usa termo racista em entrevista a jornalistas negras da Globo News

O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), usou um termo racista ao conceder uma entrevista nesta terça-feira (4) à Globo News. Ao cumprimentar a apresentadora Aline Midlej e a comentarista Flávia Oliveira, ele falou sentir “inveja branca” delas, que estavam no Rio de Janeiro. Ele se corrigiu logo depois e pediu desculpas. “Inveja branca de vocês que estão aí no Rio… Aliás, essa frase já é politicamente incorreta, antigamente se dizia isso”, declarou.

As jornalistas riram desconfortavelmente, mas disseram que estava tudo certo. “Ministro, eu ia falar isso. Olhei para a Flávia meio assim, de canto de olho. Um ministro tão elegante, tão carinhoso. A gente está em constante aprendizado, está tudo certo”, disse. Barroso pediu desculpas. “Perdão, perdão, imediatamente. A gente, na vida, deve saber pedir desculpas. Então, vou começar de novo. Boa noite, Aline, boa noite, Flávia, que bom que vocês estão aí no Rio. Estamos ralando aqui em Brasília”, reformulou o cumprimento da entrevista.

O termo “inveja branca” é considerado racista por associar a ideia de algo positivo com o branco. Desta forma, se a inveja é ruim, ao ser branca, ela se torna positiva, em contraponto ao que for preto, se torna negativo.

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo