Destaque

Aniversário de 58 anos de Santana de Mangueira: história

Igreja Nossa Senhora de Santana. | Foto: reprodução santanademangueira.blogspot

O município de Santana de Mangueira, localizado na região do Vale do Piancó, comemora nesta sexta-feira (5) 58 anos de emancipação política. A história da cidade traz momentos importantes e desencadeantes.

No ano de 1884, onde hoje se situa a sede do município, foi instalada a fazenda Serrote, pertencente ao Sr. Antônio de Souza Mangueira. Em 1883 ele doou um terreno onde foi edificada uma capela em homenagem a Nossa Senhora Santana, quando surgiu uma povoação ao seu redor e foi batizada com o nome de Mangueira. Anos mais tarde devido a uma grande enchente, tal capela foi em partes às ruínas, mas foi reconstruída em tamanho maior, a atual foi edificada no ano de 1957, devido o avanço do progresso com a implantação de fazenda ao seu redor, no ano de 1922 o povoado, por força da Lei nº 3.057, foi elevado à categoria de cidade, sendo instalado oficialmente o município em 31 de outubro de 1963, com o nome de Santana de Mangueira, em honra à família dos seus primeiros colonizadores.

Sua emancipação política foi festejada em 05 de novembro de 1963, comemorada anualmente com muita alegria por todos os seus habitantes. A festa em homenagem a padroeira do município é comemorada no período de 16 à 26 de julho, com uma vasta programação religiosa e social.

Fonte: IBGE

Assinatura de emancipação.| Foto: reprodução santanademangueira.blogspot

Diamante Online
Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo