
_O evento segue com atividades até o domingo (7) na Fazenda Santa Clara, em Itaporanga_
Com o objetivo de incentivar o uso da tecnologia no campo e dialogar sobre o estudo de estratégias visando o desenvolvimento sustentável da agropecuária no interior da Paraíba, a programação da VI Leite do Vale Expo Negócios teve sua abertura realizada na Fazenda Santa Clara, no município de Itaporanga, na região do sertão. Nesta edição, a expectativa é que mais de 15 mil pessoas visitem o local e que a movimentação econômica gere R$ 4 milhões em negócios.
A solenidade foi realizada na noite dessa sexta-feira (5) e contou com a presença do vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, do presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/PB, Mário Borba, que ocupa também a presidência do Sistema Faepa e Senar no estado, do Superintendente do Sebrae/PB, Luiz Alberto Amorim, além de diversas outras autoridades e produtores rurais da região e de outros estados do Nordeste.
O momento incluiu ainda o ato simbólico de assinatura de contratos do Programa Empreender PB. Foram contemplados com essa ação, empreendedores dos municípios de Aguiar, Ibiara, Igaracy, Imaculada, Itaporanga, Manaíra, Olho D’água, Pedra Branca, Piancó, Santa Inês, Santana de Mangueira, São José de Caiana e Tavares, que compõem a 7ª e a 11ª Regionais do território paraibano.
Ao destacar o evento, o vice-governador enalteceu o potencial econômico do agronegócio no estado. “Temos apoiado, incentivado e adotado políticas públicas que fortalecem o nosso agro e isso faz crescer a geração de empregos, oportunidades e é isso que queremos”, disse Lucas Ribeiro.
O primeiro dia de programação teve também, a realização de torneio leiteiro de bovinos e caprinos, Natal do agrinho com a distribuição de presentes para mais de 300 crianças, além do seminário “Juntos pelo Agro”, que é desenvolvido através do Sistema Faepa e Senar, oficina de pastejo rotacionado de palma e o momento mulheres no agro. No palco principal, o tema “Empreendedorismo e espiritualidade” foi apresentado pelo Pe. Fabrício Timóteo. O cantor, compositor e empreendedor, Flávio Leandro, encerrou as atividades da noite.
“Essa cooperação de entidades e a integração dos municípios da região geram esse resultado que é o sucesso da VI Leite do Vale Expo Negócios. Neste sentido, o objetivo é valorizar a atividade da agropecuária, promover conhecimento, tecnologia e capacitar o produtor para que ele possa mudar sua realidade e engrandecer cada vez mais o desenvolvimento dessa região”, enfatizou Mário Borba, presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/PB, que também responde pela presidência do Sistema Faepa e Senar.
O proprietário da Fazenda Santa Clara e presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Itaporanga, Júnior de Moá, comentou que o grande legado do evento é o protagonismo voltado à figura do produtor rural. “São muitos parceiros que trabalham para que esse momento aconteça e o Sebrae é um deles. Graças ao empenho de todos o evento cresce a cada ano e contempla o produtor que é tão importante para o funcionamento da cadeia econômica do agronegócio”, comentou.
Luiz Alberto Amorim, superintendente do Sebrae/PB enfatizou a oportunidade de conhecimento como a principal estratégia ofertada pela programação para incentivar o crescimento e o fortalecimento das atividades econômicas da região – especialmente o agro. “Essa dimensão de crescimento da Leite do Vale consiste não só em sua estrutura, mas no conhecimento que é disponibilizado e os momentos de capacitação para mostrar alternativas e soluções com inovação. É uma forma de trazer para o empreendedor rural novas informações e trabalhar esse processo de forma estratégica”, pontuou.
Também estiveram presentes na solenidade de abertura, o deputado federal, Murilo Galdino, o deputado estadual, Taciano Diniz, o superintendente do Senar na Paraíba, Sérgio Martins, além do representante da Apacco, Júnior Nóbrega, o sócio da Fazenda Eficiente Consultoria, Alexandre Cortes, representantes de Sindicatos de Produtores Rurais da região e prefeitos de municípios localizados no Vale do Piancó.
O prefeito de Itaporanga, Azif Davi Lemos, disse em seu discurso que o objetivo da gestão pública é fortalecer e expandir cada vez mais os investimentos voltados ao ambiente do campo. “Esse evento é um dos mais importantes do nosso estado e será no futuro uma das principais feiras de negócios do Nordeste. Estamos em ascendência e, com o apoio do Sebrae, Governo da Paraíba, Faepa e Senar, e demais parceiros continuaremos trabalhando pelo crescimento”, concluiu.
Dentre os atrativos da programação para este sábado (6) com foco nas atividades ligadas ao agronegócio destacam-se as palestras da zootecnista e pesquisadora brasileira especializada em forragicultura e manejo de pastagens, Janaína Martuscello, que abordará o tema “Manejo do pasto para aumento da eficiência produtiva”, e do pecuarista e gestor da Fazenda Carnaúba, Joaquim Dantas. Ele conversará com os produtores sobre a realidade da “Pecuária de ruminantes no Nordeste seco”.
Sobre os desafios de “Empreender com identidade”, a discussão será liderada pelo agropecuarista e idealizador da Expo Sousa, Thiago Cartaxo. Por fim, o presidente da Associação dos Criadores de Alagoas, engenheiro agrônomo e Superintendente do Sebrae no estado, Domício Silva apresentará a palestra “Perspectivas da produção leiteira no Nordeste”.
A programação da VI Leite do Vale Expo Negócios reserva ainda momentos com os humoristas Renan da Resenha, Mução e o empresário e mentor de negócios, Moisés Ramos. Eles vão conversar sobre os desafios do empreendedorismo no contexto de suas trajetórias profissionais.
O público também tem acesso no ambiente do evento aos concursos de queijos artesanais, praça gastronômica, shows culturais, áreas para negociação de animais e ao espaço com mais 70 estandes reservados à divulgação de marcas, produtos e serviços, além dos atrativos turísticos das cidades da região.
A VI Leite do Vale Expo Negócios é uma realização do Sebrae/PB, Sistema Faepa e Senar, Fazenda Santa Clara, Fazenda Eficiente, Prefeitura de Itaporanga, Governo da Paraíba, Apacco e Paróquia de Nossa Senhora da Conceição.








