DestaqueVALE DO PIANCÓ

Justiça Eleitoral marca data para empossar a nova vereadora de Itaporanga Wilka Rodrigues

Segundo fontes da  Justiça Eleitoral de Itaporanga confirmou que realizará no dia 30 de outubro para a retotalizaçao e diplomação. O Juiz da 33ª Zona Eleitoral é recém chegado José Emanoel da Silva e Sousa será o Juiz que empossará a vereadora.

Logo após, O presidente da Câmara de Vereadores receberá a determinação judicial para empossar a escolhida, que foi informado deverá ocorrer na Sessão do dia 06 de novembro.

  A posse da nova vereadora Wilka Rodrigues ( Republicanos), no município Itaporanga acontece logo após recente determinação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que alterou a composição da Câmara Municipal.

A data e o horário da solenidade oficial de posse devem ser divulgados nos próximos dias, mas o portaal CVN , teve acesso as informações. A nova parlamentar assumirá o cargo para completar o atual mandato e promete atuar com compromisso e dedicação às demandas da população.

A vereadora Wilka Rodrigues assume logo após 0 Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidiu, por unanimidade 7x 0,  cassar todos os votos obtidos pelo Partido Progressistas (PP) nas eleições municipais de Itaporanga. A decisão atinge diretamente a composição da Câmara Municipal e determina a recontagem dos votos válidos, com a consequente posse de um novo vereador no lugar do parlamentar eleito Ricardo Pinto pela legenda.

De acordo com o TRE, a cassação ocorreu devido a irregularidades na formação da chapa proporcional do partido, que teria descumprido normas da legislação eleitoral no procedente a denúncia de fraude à cota de gênero nas eleições municipais.. Com a decisão, o PP perde o direito aos votos recebidos, e o quociente eleitoral será recalculado para a redistribuição das vagas.

A decisão reconhece o descumprimento do percentual mínimo de 30% de candidaturas femininas, exigido pelo artigo 10, §3º, da Lei nº 9.504/97. O tribunal entendeu que o partido lançou candidaturas fictícias apenas para cumprir formalmente a cota, o que configura fraude eleitoral.

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo