CVN BRASIL

Bolsonaro assume presidência do Mercosul

Nesta quinta-feira (8), em evento virtual comandado pelo presidente argentino Alberto Fernández, seu homólogo brasileiro, o presidente Jair Bolsonaro, assumirá a presidência pro tempore do Mercosul.

Independentemente das diferenças ideológicas entre as lideranças de cada país, há questões que opõem os sócios do bloco regional a tal ponto que muitos temem que, caso não cheguem as soluções, possa ocorrer uma ruptura.

Durante sua presidência, que se estenderá até dezembro de 2021, o Brasil buscará dar continuidade ao processo de modernização do MERCOSUL, caracterizado pela retomada da vocação econômico-comercial, intensificação da negociação de acordos comerciais externos, fortalecimento do marco normativo econômico-comercial e continuidade dos esforços de racionalização do funcionamento do bloco, com diminuição de custos e burocracia.

O Brasil pretende que o MERCOSUL mantenha seu pleno compromisso com os valores democráticos e que, na dimensão intra e extra-bloco, adote enfoque pragmático, a fim de gerar resultados concretos para os cidadãos.

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo