Destaque

EMPAER e prefeitura de Itaporanga tem reunião para aprovar o Plano Safra Municipal

EMPAER e prefeitura de Itaporanga , se reuniram para aprovar o Plano Safra Municipal

Na manhã desta quinta-feira (16), uma comissão composta por servidores do Município de Itaporanga, membros do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável – CMDRS e servidores da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária – EMPAER, se reuniram para aprovar o Plano Safra Municipal, em sua terceira reunião ordinária.

No próximo dia (27), a comissão se reunirá com todos os membros Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável – CMDRS para aprovar de forma definita o plano safra municipal.

Este plano municipal de agricultura, denominado plano safra 2022/2023 municipal: Cidadania, respeito e qualidade de vida no campo, é fruto de uma ação conjunta entre a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Meio Ambiente – SEDAM, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável – CMDRS e a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária – EMPAER.

Este plano visa estimular o crescimento da economia local, promovendo oportunidades e possibilidades de mais produção e estabilidade, gerando efeitos multiplicadores para outros setores da economia, principalmente, aumentando a renda no campo, pois tem-se na agricultura familiar um modelo estratégico de produção para o desenvolvimento local.

Além disso, busca-se aperfeiçoar as políticas para melhor convivência com o semiárido, promovendo a transição dos sistemas de produção, ao introduzir boas práticas ambientais e valorizar os sistemas de produção sustentáveis.

Acrescente-se a isso, o município busca estimular novas cadeias produtivas com base em produtos sustentáveis e saudáveis, buscando capturar as oportunidades mercados locais e dentro de todo o estado e por fim, promover a organização econômica, qualificando a participação da agricultura familiar nas cadeias produtivas.

Estas ações do município são importantes porque a agricultura familiar é um segmento estratégico para o desenvolvimento local e regional. Além de responsável por produzir 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros todos os dias, responde por 38% da renda agropecuária e ocupa quase 75% da mão de obra do campo.

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo