CVN POLITICA

Walber Virgolino anuncia candidatura após cassação da chapa eleita em Cabedelo

A crise política instalada em Cabedelo após a cassação do prefeito André Coutinho (Avante), da vice Camila Hollanda e do vereador Márcio Silva, pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), já começa a redesenhar o cenário eleitoral no município. E o primeiro grande movimento veio do deputado estadual Walber Virgolino (PL), que confirmou publicamente que será candidato na nova eleição suplementar.

Durante entrevista, Walber não apenas defendeu que o novo pleito aconteça o mais rápido possível, como também fez um anúncio direto aos eleitores.

“Eu espero que essas eleições aconteçam o mais rápido possível e eu já digo à população de Cabedelo: sou candidato a prefeito de Cabedelo.”

O TRE-PB decidiu, por maioria, cinco votos a favor e um contra, cassar os mandatos de André Coutinho, Camila Hollanda e Márcio Silva por irregularidades envolvendo o processo eleitoral de 2024. De acordo com o tribunal, a decisão ocorreu com base em acusações de compra de votos e possível envolvimento de facções criminosas no pleito.

O relator Kéops de Vasconcelos afirmou que havia “provas suficientes para demonstrar que a chapa eleita tinha conhecimento da infiltração de criminosos na gestão municipal”.

A defesa dos investigados foi procurada, mas não quis se manifestar. O caso foi analisado no âmbito de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), que apontou abuso de poder político e econômico, além de captação ilícita de votos.

Por ora, o afastamento imediato dos cassados não ocorrerá: após pedido da defesa, o TRE determinou que eles permaneçam nos cargos até o esgotamento dos recursos. Caso o afastamento seja confirmado, o presidente da Câmara Municipal assumirá interinamente.

Wallber Virgolino disputou a Prefeitura de Cabedelo nas eleições municipais de 2024, ficando em segundo lugar. Confira o resultado do pleito:

  • André Coutinho (Avante) — 66,24% (25.966 votos)

  • Wallber Virgolino (PL) — 21,46% (8.413 votos)

  • Jacqueline (Pode) — 7,66% (3.001 votos)

  • Rogério Bezerra (PSOL) — 3,02% (1.184 votos)

  • Iron Oliveira (DC) — 0,85% (334 votos)

  • Neno Austricliano (PCO) — 0,76% (299 votos)

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo