CVN POLITICA

TSE estende cota feminina a disputas internas dos partidos

Tribunal Superior Eleitoral decidiu ontem que ao menos 30% das candidaturas para cargos de direção nos partidos devem ser de mulheres.

A cota já vale para as candidaturas ao Legislativo, mas os ministros estenderam a regra para as eleições internas de cada partido para ocupação de diretórios e comissões.

Faltou apenas aprovar uma punição. Como a nova cota não está prevista em nenhuma lei, pelo menos por enquanto, a Justiça Eleitoral não poderá fazer nada se um partido descumpri-la.

Os ministros decidiram que farão um apelo ao Congresso para legislar sobre o assunto, prevendo as punições. Somente se for declarada demora e omissão, o TSE passará a aplicar sanções.

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo