CVN BRASIL

Trump provoca Lula após encontro na ONU e diz: “Brasil fracassará sem apoio dos EUA”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (23) que se encontrou de maneira rápida com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nos bastidores da Assembleia Geral da ONU. De acordo com Trump, os dois trocaram um abraço e decidiram marcar uma nova conversa já para a próxima semana.

“Ele pareceu ser uma pessoa muito legal, na verdade. Ele gostou de mim e eu gostei dele. E eu só faço negócios com indivíduos que aprecio”, disse Trump, que alegou ainda ter tido uma “química excelente” com o petista.

O encontro aconteceu durante a troca de lugares no plenário da ONU, onde, tradicionalmente, o Brasil abre os discursos, seguido pelos Estados Unidos.

Sanções e retaliações

A fala de Trump acontece em meio a tensões bilaterais. Os EUA aplicaram sanções contra autoridades brasileiras, entre elas o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. A justificativa do governo americano é de que Moraes violaria direitos humanos e perseguiria adversários políticos.

No mesmo pacote de medidas, os EUA também impôs tarifas de 50% sobre alguns produtos brasileiros, ampliando o clima de hostilidade.

Advertência a Brasília

Apesar do tom amigável com Lula, Trump endureceu o discurso e alertou que o Brasil “não está bem” e só terá sucesso caso trabalhe em parceria com os Estados Unidos.

“Eles só terão sucesso se trabalharem conosco. Se não tiverem nosso apoio, fracassarão, como outros já fracassaram”, afirmou.

O presidente americano ainda acusou o Brasil de aplicar “tarifas injustas” contra os EUA no passado, reforçando que defenderá sempre a soberania de seu país e os interesses dos cidadãos americanos.

Lula reage na ONU

Lula, por sua vez, já havia rebatido as alegações do governo Trump, lembrando que os EUA mantêm superávit comercial sobre o Brasil.

Em seu discurso na ONU, sem citar os Estados Unidos, o presidente brasileiro afirmou que “não há justificativas para ações unilaterais e arbitrárias contra as instituições e a economia do Brasil”.

BNews Natal

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo