Trump diz que EUA vão governar Venezuela interinamente

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado (3) que os EUA vão “administrar” a Venezuela de forma interina. Além disso, anunciou a entrada de petroleiras norte-americanas na Venezuela e disse que os Estados Unidos vão ampliar “o domínio americano no Hemisfério Ocidental”.
As declarações foram feitas durante um pronunciamento de Trump. A fala acontece após ataques dos EUA à Venezuela, em uma ação que capturou o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, e a esposa dele. Os dois foram levados a Nova York em um navio de guerra norte-americano.
Administração da Venezuela
Segundo Trump, os EUA vão administrar a Venezuela de forma interina até que haja uma transição de poder. “Nós vamos administrar o país até o momento em que pudermos, temos certeza de que haverá uma transição adequada, justa e legal. Queremos liberdade e justiça para o grande povo da Venezuela”, declarou Trump.
Petroleiras
No pronunciamento, Trump anunciou que petroleiras norte-americanas começarão a atuar na indústria petrolífera da Venezuela. “Nossas gigantescas companhias petrolíferas dos Estados Unidos, as maiores do mundo, vão entrar, gastar bilhões de dólares, consertar a infraestrutura petrolífera que está em péssimo estado e começar a gerar lucro para o país”, disse. “Nós construímos a indústria petrolífera da Venezuela com talento, empenho e habilidade americanos, e o regime socialista a roubou de nós (…). Uma enorme infraestrutura petrolífera foi tomada como se fôssemos crianças”.
Captura de Maduro
Trump afirmou ainda que a Justiça vai decidir onde Maduro ficará preso até ser julgado nos EUA.
MaisPB







