CVN POLITICA

Senado votará aumento de deputados federais com impacto de R$ 64 milhões por ano

Uma semana após a derrubada de vetos que ampliaram o fundo partidário e podem pressionar a conta de luz, o Senado se prepara para votar outra medida de impacto fiscal: o aumento do número de deputados federais de 513 para 531 a partir da próxima legislatura. O custo estimado é de R$ 64,6 milhões por ano.

A proposta, já aprovada pela Câmara dos Deputados, é liderada por Hugo Motta (Republicanos) e visa cumprir decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a atualização da distribuição de cadeiras com base no Censo 2022. No entanto, o STF solicitava apenas a redistribuição, e não o aumento do total de parlamentares.

Para evitar perdas de representação — especialmente em estados que deveriam perder cadeiras —, o projeto cria novas vagas, favorecendo nove estados e contornando desgastes políticos regionais. São eles:

Amazonas (+2)
Ceará (+1)
Goiás (+1)
Minas Gerais (+1)
Mato Grosso (+2)
Pará (+4)
Paraná (+1)
Rio Grande do Norte (+2)

Santa Catarina (+4)

O relator, deputado Damião Feliciano (União-PB), argumenta que a retirada de cadeiras afetaria repasses federais e geraria prejuízos políticos, e afirma que o orçamento do Congresso comporta os novos gastos.

A votação está prevista para esta quarta-feira (25). Caso não seja aprovada até 30 de junho, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ficará responsável pela redistribuição das cadeiras, conforme decisão do STF

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo