CVN POLITICA

Rede anuncia 31 novas pré-candidaturas e reitera apoio ao governador João Azevêdo

A Rede Sustentabilidade na Paraíba realizou evento na manhã desta sexta-feira (18), em João Pessoa, para anunciar 31 pré-candidaturas para as eleições deste ano. O partido também reiterou o apoio à reeleição do governador João Azevedo e realizou a filiação de 500 novos filiados no estado. A atividade contou com a presença de lideranças nacionais e estaduais do partido e de representantes de outras legendas.

A legenda lançou nomes de todas as regiões do estado que deverão disputar as eleições deste ano, entre eles duas candidaturas coletivas, sendo uma feminina e uma de pessoas trans, além de quilombolas, ciganos, profissionais liberais, servidores públicos, professores e líderes comunitários.

O deputado estadual paraibano Chió, que é membro dirigente partidário nacional, disse que as pré-candidaturas lançadas representam a cara da sociedade, plural e diversa. “A política é para vocês, para cada um de vocês. Precisamos ampliar a representatividade social no parlamento. Esse é um dos nossos compromissos prioritários”, afirmou, acrescentando que a transformação da sociedade acontece por meio da política e disse que é através dela que se combate injustiça, racismo e fome.

Chió reforçou o apoio da Rede na Paraíba à reeleição do governador João Azevedo. “A Paraíba tem crescido em meio à crise na gestão de João Azevedo e, principalmente enfrentado a pandemia com responsabilidade e olhando para os que mais precisam. O programa ‘Tá Mesa’ é um exemplo disso. A Rede segue com o governador porque sabendo que é o melhor para nosso estado”, comentou.

Participações – O evento contou com a presença do porta-voz nacional da Rede, Wesley Diógenes; da porta-voz feminina no Estado, Cristiana Almeida e do masculino, Pastor Emmanuel Furtado; dos deputados estaduais Chió (Rede-PB) e Ana Paula Siqueira (Rede-MG); da Coordenadora Nacional do Elo Mulher da legenda, Mary Cruz.

Também participaram os representantes do PMN, Lídia Moura; do PCdoB, Roseane Cruz; do governador João Azevedo, Nonato Bandeira; e da vice-prefeita de Remígio, Luciana Soares; e da vereadora por Sousa, Lana Dantas.

De forma remota, também fizeram a participação na atividade a fundadora da Rede, ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, a porta-voz feminina nacional do partido, a ex-senadora Heloísa Helena e a primeira deputada federal indígena do Brasil, Joênia Wapichana.

Críticas ao Governo Federal – Marina Silva afirmou que é muito importante fazer esse debate político de participação de gente comum nessa disputa por espaços, principalmente, em um ato de filiação. “A política está sendo criminalizada porque alguns usam o espaço da política para transformar em caso de polícia”, disse.

A fundadora da Rede fez críticas ao Governo Federal e usou o termo corrupção normativa para classificar as suas práticas, pois ao invés de combater crime, ele atua para desmontar normas, regras e leis. Disse que se deve combater institucionalmente todas as formas de preconceito, discriminação e afirmou que é hora de todas as pessoas entrarem na política.

Já a ex-senadora Heloísa Helena afirmou que a Paraíba será prioridade para a nacional, que dará suporte para os candidatos e candidatas. Afirmou que é preciso ter coragem para encarar a política, mas que é um desafio compensador quando se consegue fazer as transformações necessárias.

Parceria com Governo do Estado – Nonato Bandeira destacou a parceria da Rede com o Governo do Estado para a formulação de políticas públicas para o povo paraibano. “Sempre é uma satisfação participar de um evento de um partido que aposta na transformação política”, falou.

Lídia Moura destacou as temáticas que a Rede aborda e afirmou que isso é fundamental para forçar os outros partidos a também promover os debates. “Fico feliz quando as pessoas se apresentam para o processo eleitoral. Quando você se apresenta para política muitas pessoas ainda enxergam que é como se estivesse entrando para o crime e precisamos desconstruir isso. Só vamos mudar essa crise que vivemos através da política”, afirmou.

Mais espaços na política – A deputada estadual por Minas Gerais Ana Paula Siqueira falou da necessidade das pessoas ocuparem espaço na política e que estar na política é fundamental para promover transformações necessárias para todas as parcelas da sociedade. “Se não estivermos lá, outros estarão e defenderão algo que certamente não nos beneficia”, reforçou.

A deputada federal pelo estado de Roraima, Joênia Wapichana, contou que no seu mandato a construção é coletiva e destacou a importância de mais pessoas ocuparem espaços e quanto mais diversa essa participação, melhor. “Não se sintam impossibilitados, todos são capazes. Se nós povo indígena, que sempre foi inferiorizado, todos conseguem”, destacou.

MaisPB

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo