DestaqueVALE DO PIANCÓ

Prefeitura de Itaporanga assegura manutenção da Operação Carro Pipa no município

 

Em meio ao caos que a Operação Carro Pipa – OCP enfrenta no Nordeste, sobretudo na Paraíba, onde 129 municípios foram excluídos do programa, onde mais de 272 mil paraibanos ficaram sem água potável para beber. Contudo, essa não reflete a realidade do município de Itaporanga.

A Prefeitura Municipal de Itaporanga, através da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, requereu ao Governo Federal, por meio de Decreto Municipal e Formulário de Identificação de Desastres (FIDE), que reconhecesse a Situação de Emergência por Estiagem (COBRADE: 1.4.1.1.0) que persiste no município há vários anos.

Diante desse pedido, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC), órgão pertencente ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) atendeu à solicitação e reconheceu a Situação de Emergência por Estiagem que persiste aos longos dos anos, no município de Itaporanga-PB, através da Portaria 3.013/2022 MDR/SEDEC.

Segundo o Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil, Antonio Manoel, “a escassez de água persiste em diversas comunidades do município, causando danos à subsistência e à saúde da população, sobretudo, as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social”.

Ainda segundo Antônio Manoel, com o Reconhecimento Federal, a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil mantém a Operação Pipa do Exército Brasileiro no município, tendo em vista que a ação permite a continuidade da liberação de aproximadamente *R$ 40.000,00 mensais.* Isso permite ao município fornecer 565.100 mil litros/mês de água potável e de qualidade a 806 pessoas, residentes nas comunidades afetadas pelo desastre, sendo *município destaque* em relação aos demais.
*Fonte:* Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo