CVN PARAIBA

Paraíba é terceiro estado com maior produção de palma forrageira do país

A Paraíba é o terceiro estado com maior produção de palma forrageira do país. Os dados são do Censo Agropecuário de 2017, segundo o qual o estado alcançou a marca de 356.350 mil toneladas do cacto, o que representou 12,39% da produção nacional. Monteiro, no Cariri, é o município paraibano que se destaca, ocupando também o 8º lugar no país.

Com esses índices, a Paraíba ficou atrás apenas de Pernambuco (468.826) e Bahia (1.303.149) no volume produzido. Já comercialização dessa forrageira, representou volume de quase sete milhões e meio de reais (R$ 7.380.000,00), 11,67% do total do país.

O levantamento foi compilado pelo Núcleo de Inteligência da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil. Nele é possível perceber ainda que o cultivo da palma é quase que exclusiva da região Nordeste, responsável por 99,61% do total.

A importância dessa cultura no Brasil e também os seus usos em outros países vão ser discutidos durante o X Congresso Internacional de Palma e Cochonilha, que acontecerá em João Pessoa, entre os dias 26 e 28 de setembro, no Centro de Convenções. A iniciativa reunirá centenas de pesquisadores de 16 países, já inscritos.

No Brasil, a tradição é de usar a palma para alimentação animal. Resistente e adaptada ás condições climáticas e de solo das regiões semiáridas, a forrageira é considerada como imprescindível para viabilizar a pecuária no Nordeste.

“A palma é uma condição fundamental para a pecuária da região. No pico da seca, chegamos a colher 20 toneladas de palma por dia para alimentar cerca de 600 cabeças de gado, 500 cabeças de ovelha e garantir o suporte forrageiro para os animais”, resume o produtor rural Álvaro Borba, criador de gado Sindi, em Campina Grande.

Além dos cientistas, produtores rurais também terão acesso a informações técnicas sobre essa cultura, num evento paralelo ao Congresso Internacional. Trata-se da 3ª edição do Agropec Semiárido, que transmitirá conhecimento prático por meio de 90 palestras, distribuídas também ao longo dos dias 26 e 28.

MaisPB

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo