MUNDO

Netanyahu afirma que cessar-fogo em Gaza só ocorrerá após destruição do Hamas

O líder de Israel, Benjamin Netanyahu, declarou que a paz em Gaza não será alcançada até que o Hamas seja desmantelado. Ele reiterou em sua conta no X, uma plataforma de mídia social, que as condições de Israel para encerrar o conflito permanecem inalteradas. Ele enfatizou que Israel continuará a exigir que essas condições sejam atendidas antes de um cessar-fogo duradouro ser estabelecido.

Essa afirmação veio um dia depois que o presidente dos EUA, Joe Biden, apresentou uma proposta de cessar-fogo. O plano de Biden, que delineia um “caminho” para um acordo, é dividido em três fases. Além de um cessar-fogo imediato e a retirada das forças israelenses das áreas habitadas de Gaza, o plano prevê a libertação de todos os reféns, incluindo soldados, em troca de prisioneiros palestinos, seguido pela reconstrução de Gaza. Biden antecipou a resistência da facção de extrema direita do governo a essa proposta.

Em uma declaração emitida na sexta-feira, 31, o grupo Hamas expressou sua disposição para responder de maneira “positiva e construtiva” a qualquer proposta de cessar-fogo duradouro que inclua a retirada total das forças israelenses de Gaza, a reconstrução de Gaza e o retorno dos palestinos deslocados para suas casas, juntamente com a troca de prisioneiros, desde que haja um compromisso genuíno com tal acordo.

Após a declaração de Netanyahu, Yair Lapid, líder da oposição em Israel, instou o primeiro-ministro a aceitar a proposta. Ele enfatizou em um post no X que o governo israelense não pode ignorar o discurso significativo do presidente Biden e que um acordo está disponível e deve ser feito.

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo