Ministério Público investiga suposto caso de nepotismo em Santana de Mangueira

O Ministério Público da Paraíba abriu uma investigação para apurar um possível caso de nepotismo dentro da estrutura administrativa da Prefeitura de Santana de Mangueira, no Sertão do estado.
A apuração foi formalizada por meio do Inquérito Civil nº 048.2025.000505, instaurado pela Promotoria de Justiça de Conceição, conforme extrato publicado nesta quinta-feira (6). A medida foi oficializada pelo promotor de Justiça Renato Martins Leite.
Segundo o documento, o Ministério Público recebeu informações sobre um possível favorecimento na nomeação de parentes dentro da administração municipal. A prática, se confirmada, viola súmulas vinculantes e princípios constitucionais da moralidade e impessoalidade no serviço público.
A portaria, registrada como nº 21/1º PJ – Conceição/2025, estabelece que o objetivo do inquérito é esclarecer se houve, de fato, a nomeação irregular de servidores por vínculo familiar com agentes públicos do município.
O inquérito está em fase inicial, e o MP deve requisitar documentos, ouvir testemunhas e solicitar esclarecimentos à Prefeitura de Santana de Mangueira para confirmar ou descartar a hipótese de nepotismo.
Até o momento, a gestão municipal não se manifestou sobre a investigação.





