MUNDO

Lula é um socialista com “vocação totalitária”, diz Javier Milei

O candidato à Presidência da Argentina, Javier Milei, disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “não é apenas um socialista”, mas sim “alguém que tem vocação totalitária”. Declarações foram em entrevista à revista britânica The Economist.

Milei venceu as primárias argentinas, realizadas em 13 de agosto, e lidera as pesquisas eleitorais para o pleito de 22 de outubro. Se ganhar a eleição, o político de direita disse que não teria nada o que conversar com Lula e com o presidente do Chile, Gabriel Boric, a quem ele chamou de “comunista”.

Por outro lado, falou que “não teria nenhum problema em sentar com o [Luis] Lacalle Pou [Uruguai], não teria nenhum problema em sentar com o presidente do Paraguai [Santiago Peña], não teria nenhum problema em sentar com o presidente do Equador, com o [Guillermo] Lasso. Eu não teria nenhum problema em me sentar com o presidente dos Estados Unidos [Joe Biden], obviamente”.

Há o temor de que o candidato da coligação “La Libertad Avanza”, se assumir a Casa Rosada, tente tirar a Argentina do Mercosul. O movimento, porém, foi negado pela economista Diana Mondino, que possivelmente comandará o Ministério das Relações Exteriores em caso de vitória de Milei. Em entrevista ao Globo, ela disse que a ideia é modernizar o Mercosul, não abandoná-lo.

Poder 360

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo