MUNDO

Cientistas japoneses criam máscara que brilha em contato com o Coronavírus

Acessório utiliza anticorpos extraídos de ovos de avestruz e detecta a presença do patógeno quando exposto à luz ultravioleta

A máscara desenvolvida por cientistas japoneses da Universidade da Província de Kyoto indica a presença do Coronavírus de uma forma inusitada. Caso o equipamento apresente qualquer vestígio do patógeno, começa a brilhar. No entanto, só é possível ver a cor diferente na máscara se ela estiver dentro de um ambiente com luz ultravioleta.

A tecnologia japonesa utiliza anticorpos extraídos de ovos de avestruz. Os cientistas começaram a fazer testes nos animais em fevereiro de 2020. Eles inseriram partículas inativadas do novo Coronavírus (SARS-CoV-2) dentro das fêmeas. Depois que elas botaram seus ovos, foi descoberto que eles continham uma grande quantidade de anticorpos.

A partir dessa descoberta, os cientistas criaram uma máscara que tinha um filtro protetor pulverizado com um corante fluorescente e anticorpos das aves.

Na sequência, eles decidiram testá-la em 32 pessoas contaminadas pela covid-19. Esses voluntários infectados usaram algumas máscaras durante 10 dias. Quando elas foram vistas sob a luz ultravioleta, algumas áreas brilhavam, principalmente as que ficavam perto do nariz e da boca.

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo