João Azevêdo celebra investimentos em educação e destaca expansão do ensino integral “Isso representa uma verdadeira revolução no ensino”

O governador João Azevêdo (PSB) e o ministro da Educação, Camilo Santana, participaram na manhã desta terça-feira (16), da inauguração da Sala do Amanhã Digital na Escola Estadual Técnica de Bayeux. Em seguida, foi realizada a entrega de 76 ônibus escolares, com investimento de R$ 33,1 milhões, além da distribuição de Carteiras Nacionais Docentes do Brasil (CNDB) e vales-computadores do programa Mais Professores para o Brasil.
Após a solenidade, no Centro de Convenções de João Pessoa, o governador João Azevêdo destacou os avanços da educação na Paraíba e ressaltou a importância da parceria com o Governo Federal. “Estamos aqui mais uma vez realizando um evento associado a uma política tão importante, que é a educação. Eu já fui professor e sei da importância da educação na vida de tantos jovens que precisam realizar seus sonhos. E não há outro caminho que não seja através da educação”, afirmou.
O governador agradeceu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ao Governo Federal pelo volume de investimentos destinados à Paraíba, especialmente na área educacional. Segundo ele, o estado avançou de forma significativa na ampliação da rede de ensino em tempo integral. “Hoje, das 600 escolas que temos, metade já funciona em tempo integral. Além disso, cerca de 25% são escolas técnicas, preparando a mão de obra que o mundo tanto demanda e qualificando nossos jovens para enfrentar um cenário que se transforma a cada dia”, pontuou.
João Azevêdo também destacou os investimentos em tecnologia educacional, citando a implantação das salas do programa Amanhã Digital e dos laboratórios maker. “São mais de R$ 200 milhões investidos nessa área de tecnologia, elevando o padrão de ensino das nossas escolas. Serão 100 escolas contempladas com salas digitais e outras 20 com laboratórios maker. Isso representa uma verdadeira revolução no ensino”, disse.
Durante a fala, o governador reforçou que a política educacional do estado é pensada de forma integrada, desde a primeira infância até o ensino superior. “Entendemos a educação como um grande sistema que vai da primeira infância até a universidade. Por isso, investimos fortemente na construção e no convênio de 213 creches em parceria com os municípios, além de ações voltadas à alfabetização na idade certa”, explicou.
O Chefe do Executivo Estadual também celebrou os resultados recentes na alfabetização infantil, informando que a Paraíba alcançou 73% de proficiência entre os alunos avaliados, um avanço expressivo em relação às primeiras medições.
O governador ainda citou programas voltados ao ensino médio, como o Se Liga no Enem e o Conexão Mundo, que proporciona intercâmbio internacional para estudantes da rede estadual. “Levamos mais de 400 jovens todos os anos para experiências no exterior e, desta vez, ampliamos o programa para a China, permitindo que nossos estudantes vivenciem não apenas o aprendizado da língua, mas também a cultura”, destacou.
Com a entrega dos 76 novos ônibus escolares, o Governo da Paraíba alcança a marca de 294 veículos pactuados com os municípios apenas em 2025, fortalecendo o transporte escolar e o acesso dos estudantes à rede pública de ensino.







