CVN BRASIL

Governo avalia volta do horário de verão devido a crise hídrica e pressão de setores

O Ministério de Minas e Energia (MME) decidiu reavaliar o horário de verão, extinto em 2019 pelo governo federal. Apesar de manter a posição de que o adiantamento dos relógios em uma hora tem contribuição limitada para a economia de energia, a pasta solicitou ao Operador Nacional do Sistema (ONS) um novo exame da questão por conta da situação de crise hídrica.

Além da preocupação com o abastecimento de energia elétrica, também pesam na reavaliação a pressão de entidades do setor de turismo e restaurantes, que defendem o retorno do horário de verão por conta de seu impacto positivo nos negócios, visto que o adiantamento de uma hora acaba adicionando mais uma hora para receber turistas e clientes.

Em nota oficial, o ministério afirmou que “tem estudado iniciativas que visam o deslocamento do consumo de energia elétrica dos horários de maior consumo para os de menor, de forma a otimizar o uso dos recursos energéticos disponíveis no Sistema Interligado Nacional (SIN)”, no entanto, não forneceu informações sobre prazos e possibilidades de um eventual retorno do horário de verão ainda em 2021.

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo