DestaqueVALE DO PIANCÓ

Em audiência, Taciano Diniz discute soluções para poluição do rio Jaguaribe e da praia de Intermares

Na tarde desta quinta-feira (22), o deputado estadual Taciano Diniz (Avante) participou de uma audiência pública remota, de própria autoria, para discutir soluções para o problema de poluição do rio Jaguaribe, que deságua no bairro e na praia de Intermares, na cidade de Cabedelo. A reunião foi feita por meio da Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).

O encontro teve a participação do prefeito e do secretário de Meio Ambiente de Cabedelo, Vitor Hugo e Francisco Urtiga; do diretor de Controle Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente do município de João Pessoa, Anderson Fontes; do chefe de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa, Jocélio Araújo; do representante da Reitoria da UEPB, professora Weruska Brasileiro; e dos deputados Jeová Campos e Buba Germano.

Na reunião foi dialogado sobre a importância da união e apoio de vários órgãos públicos, inclusive do parlamento, para buscar uma forma de sanar essa problemática ambiental, com objetivo de resolver o déficit habitacional para atender as referidas famílias ribeirinhas nos municípios de João Pessoa e Cabedelo.

A poluição é causada pelas péssimas condições de infraestrutura das moradias às margens do fluente. Com as chuvas, o volume do rio aumenta, invade as casas e obriga os moradores a abrirem um “caminho” para baixar o nível das águas, fazendo com que sejam desaguadas na praia de Intermares (Cabedelo) trazendo a poluição para o mar.

A prefeitura de Cabedelo realizou um levantamento quantitativo das moradias das localidades e constatou um número de mais de 300 famílias no município e também a mesma quantidade no município de João Pessoa.

Além do prejudicial à saúde da população que ali reside, o problema também se estende ao meio ambiente.  A poluição do rio causa um processo de aumento da matéria orgânica existente na água, o que, em excesso, prejudica o desenvolvimento natural de plantas (a água fica mais turva atrapalhando o processo de fotossíntese) e de animais (matéria orgânica em excesso atrapalha a oxigenação da água).

Diante desse impasse, o prefeito Vitor Hugo, de Cabedelo, apresentou várias sugestões para que o rio pudesse ser resgatado, dentre elas uma união com a prefeitura de João Pessoa e com o governo do estado da Paraíba.

Taciano agradeceu a presença de todos e citou que essa é uma luta não apenas dos cabedelenses, e sim de todos os paraibanos, e afirmou que Cabedelo pode contar com ele, que entrará nesta luta com toda a população.

O deputado tem sido um dos mais atuantes e engajados no estado da Paraíba. Diversos projetos de autoria dele que beneficiam a população paraibana já foram encaminhados à ALPB para serem analisados pela Casa.

Rio Jaguaribe

Atualiza Paraíba

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo