CVN POLITICA

Efeito Lula: Brasil cai de 5º para a 9ª posição no ranking global de economias

O crescimento de 0,9% do PIB brasileiro no segundo trimestre de 2023 fez o país perder uma posição no ranking global de economias, caindo para a 9ª colocação. No primeiro trimestre do ano passado, o Brasil havia ficado em 5º lugar, após um recorde histórico da agropecuária.

O levantamento foi feito pela agência de classificação de risco Austin Rating, que analisou os dados de 46 países que já divulgaram o desempenho de suas economias. A Índia, por exemplo, ainda não divulgou.

A Indonésia lidera a lista, com crescimento de 3,9% no segundo trimestre. Entre os países ricos, apenas os Estados Unidos e o Japão aparecem entre os dez primeiros colocados.

O Brasil está empatado com a Romênia e atrás da Costa Rica e da Sérvia. Mas à frente da China e do México, que ficaram empatados na décima posição, com avanço de 0,8%.

Para 2024, a projeção da Austin para o crescimento do PIB brasileiro é de 1,33%.

Gazeta Brasil

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo