MUNDO

Coreia do Norte diz ter capacidade nuclear “fatal”

A Coreia do Norte confirmou neste domingo (19.fev.2023) ter lançado um ICBM (sigla em inglês para míssil balístico intercontinental) do tipo Hwasong-15 no dia anterior. Disse ter sido um “exercício de lançamento repentino” que demonstrou sua prontidão para um “contra-ataque poderoso” a forças hostis. No sábado (18.fev), a Coreia do Sul e o Japão disseram que Pyongyang teria disparado um míssil balístico de longo alcance em direção ao mar. O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, falou que o míssil caiu dentro de zona exclusiva de seu país.

Conforme a KCNA, a agência de notícias estatal da Coreia do Norte, a ordem para o disparo estava assinada pelo líder do país, Kim Jong-un. O míssil voou por 1 hora, 6 minutos e 55 segundos. Atingiu a altura máxima de 5.768 km antes de atingir a área pré-definida, localizada a 989 km de distância do local do lançamento. A agência disse que o “exercício surpresa” foi “conduzido na situação atual em que as ameaças militares dos EUA e da Coreia do Sul estão ficando sérias a ponto de não poderem ser negligenciadas”.

Segundo a KCNA, o disparo prova que a Coreia do Norte tem potencial “para fazer com que sua capacidade de contra-ataque nuclear seja fatal contra as forças hostis”.

Poder 360

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo