Destaque

Cidades do Vale reabrirão comércio e outros serviços a partir desta segunda

O plano de restabelecimento foi publicado pelo Governo da Paraíba.

A partir desta segunda-feira (15) todas as cidades da Paraíba, incluindo as 18 da região do Vale do Piancó, no Sertão, retomarão gradualmente as atividades comercias. O projeto de reabertura, intitulado “Novo Normal Paraíba”, foi estabelecido pelo Governo do Estado, em decreto publicado nesse sábado, para que o comércio e outros serviços voltem a funcionar e retomem a economia.

O plano será dividido em fases, que terão bandeiras de cores diferentes de classificação e avaliação que determinam se as cidades podem adotar os parâmetros de fiscalização. Algumas atividades poderão voltar a funcionar em todos os municípios, a critério dos prefeitos.

No Vale do Piancó foram estabelecidas as seguintes medidas:

Transporte intermunicipal e as rodoviárias do estado voltarão a funcionar; missas e cultos podem voltar no sistema drive-in, com pessoas dentro dos veículos, ou presencial com 30% da capacidade das igrejas; será liberado o funcionamento de salões de beleza e barbearias, atendendo exclusivamente por agendamento prévio e sem aglomeração de pessoas; dentre outras.

Bandeiras de classificação

Quatro bandeiras classificatórias para a avaliação dos municípios foram adotadas. Confira as cores de cada município regional:

Verde – indica a melhor situação e permitirá que todos os setores funcionem com adoção de medidas para garantir o distanciamento social.

Amarela – atividades liberadas nas bandeiras laranja e vermelha, além de hotéis, pousadas; comércio, shoppings centers, comércio popular (camelôs) e serviços em geral; escolinhas de esporte sem contato físico.

Laranja – serviços essenciais como agropecuária; cadeia produtiva e atividades essenciais; bancos, casas lotéricas, correspondentes bancários e seguradoras; empresas de telecomunicação, comunicação e imprensa; distribuidoras e geradoras energia, atividades de extração, produção, siderúrgica e afins; transporte, armazenagem, empresas de logística, correios e manutenção de veículos automotores; supermercados e afins; serviços de saúde; tratamento de água e esgoto e coleta de resíduos; e administração pública.

Vermelha – mesmas atividades liberadas na bandeira laranja, com a possibilidade de adoção de restrições de locomoção.

Na região, apenas Piancó e Itaporanga foram classificadas na bandeira laranja; os outros 16 município ficaram na amarela, e nenhum se enquadrou na vermelha.

Fonte: Diamante Online

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo